DESCUPINIZAÇÃO

A Descupinização com tratamento químico para extermínio de cupins de solo e madeira com sistema preventivo e ofensivo com ação imediatamente para insetos voadores e rasteiros. Os cupins nos locais tratados são insetos que observados a olho nu note-se que posterior a esta ação devemos tomar cuidado de não permanecer no local quando for fechado e com pouca ventilação, durante um período de 24 horas.

Os cupins ou térmita são insetos eusociais da ordem Isoptera, que contém cerca de 2800 espécies catalogadas no mundo. Mais conhecidos por sua importância econômica como pragas de madeira e de outros materiais celulósicos, os cupins também têm atraído a atenção de cientistas devido ao seu singular sistema social.
Os cupins são insetos ortopteróides que pertencem a um grupo denominado Dictyoptera, que inclui também Blattaria (baratas) e Mantodea (louva-a-Deus). São hemimetábolos, ou seja, apresentam metamorfose gradual, e têm aparelho bucal mastigador. No Brasil ocorrem quatro famílias de cupins: Kalotermitidae, Rhinotermitidae, Serritermitidae e Termitidae.
Os Kalotermitidae são cupins considerados primitivos, que são capazes de viver em madeira seca sem contato com o solo e nunca constroem ninhos.
Os Rhinotermitidae são na maioria subterrâneos e se alimentam de madeira, e alguns deles são pragas importantes . Serritermitidae até recentemente continha uma única espécie, Serritermes serrifer, que ocorre apenas no Brasil.
Novas evidências indicam que Glossotermes oculatus, espécie da Amazônia previamente incluída em Rhinotermitidae, também pertence a Serritermitidae, e essa classificação é adotada aqui.
A família Termitidae é bastante diversificada, e compreende cerca de 85% das espécies de cupins conhecidas do Brasil.
Dentre os Termitidae, alguns são comedores de madeira, de folhas, de húmus, e também cultivadores de fungo (que não ocorrem no Brasil), e muitos constroem ninhos grandes e complexos.